Faxina

“Hoje joguei tanta coisa fora,
Vi o meu passado passar por mim,
Cartas e fotografias,
Gente que foi embora
A casa fica bem melhor assim.”
(Paralamas)
 
Ando pensando nas faxinas que tenho feito em vários aspectos da minha vida. Conceitos, valores, comportamentos, palavras, relacionamentos. Enfim tudo tem passado por um crivo, o definidor é aquilo que me trás paz interior, e estou deixando de lado muitos comportamentos que só tensionavam meu corpo e minha alma.
 
Sinto a casa vazia, gavetas se arrumando, amigos voltando, e outros partindo, no fim só vão ficar aquilo e aqueles que realmente se importam, porque nem todos sobrevivem as minhas mudanças. Lembro do que um amigo tipo “vinho velho”, me disse sobre isso: “teus amigos sempre vão estar onde você os deixou, e se não ficarem, é porque na verdade não eram tão amigos assim”. Vou deixando que se vá quem quer ir, e recebendo quem está voltando ou chegando agora. Tudo me vem como um presente diário, um redesign de cômodos.
 
Tem pesado muito para mim a medida da gentileza e da educação. Coisas próprias dos amam e se importam, pessoas leves, pessoas belas em si, que apesar de todas as histórias e feridas, sabem conviver sem as defesas dos espinhos.
 
E estes espinhos, como doem! Palavras ditas não voltam. Grosserias, indelicadezas, falta de zelo, de cuidado. Palavras são espinhos, comportamentos também, e todos temos os nossos, capazes de causar danos por vezes irreparáveis.
 
Uma amiga me disse esses dias o seguinte: “Por favor, não me decepcione também!” Eu ri, porque é uma coisa que não posso prometer. Pessoas são falhas, erram, machucam, a diferença está em reconhecer e saber voltar atrás. 
 
Quanto às palavras, tenho guardado para mim os meus tesouros. Deixando que tudo seja transformado antes que saia da minha boca, estou economizando o português. Aquilo que sai sem pensar acaba caindo no vazio, portanto hoje minha poesia é silencio e transformação.

Meus valores e conceitos estão se enraizando, e estou buscando viver a partir deles, rasgando a casca do ovo e deixando que se reflita em mim o que se constrói por dentro.

0 comentários: