Imagens Poéticas - Amanheceu


"Amanheceu, 
como num segundo
amanheceu
apesar de tudo
amanheceu,
um raio no escuro
Amanheceu..."
( Jorge Vercilo)

Frase do Agora - Mudanças

Porque também na minha casa hoje, nenhuma cadeira continua como estava ontem, pois eu já não sou o mesmo.
(Noites brancas-Dostoiévski)

Vida leve

A vida, enfim, está leve
Que me leve a onde
Preciso chegar
E eu levo a vida de leve
Aproveito os ventos
Deixo o coração me levar

Ficar


“Parti não é deixar
Estar não é cuidar
Perto estas se dentro estas
Crescer não é mudar
Gostar não é ficar
Fica tua vida em mim
Não importa se tu vens estar
Quem permanece nunca pode partir
Não importa se tu vais ficar
Quem sempre esteve nunca deixa
De vir”

(Noviciado 2001)

Simplismente

Gosto da simplicidade da chuva, do rosto lavado e sem máscaras. O simples me atrai como abelha ao néctar. Aquilo que apenas é e é belo por isso, tem o encanto das coisas criadas por Deus, sem muita sofisticação  e ao mesmo tempo super sofisticado. Os enfeites, os adereços, a arrogância do ego são apenas defesas para esconder o vazio de uma vida fútil.
Prefiro os que nada sabem. Estes sabem ouvir melhor, conseguem perceber as sutilezas das cores num por do sol, e estão sempre em alerta para aprender e mudar de opinião. Aqueles que tudo sabem, bastam a si mesmos.



Voltando

Em Deus
Descanso
Em Deus
Acalmo
Amanso
Os gritos
erguidos
o pranto

Faxina

“Hoje joguei tanta coisa fora,
Vi o meu passado passar por mim,
Cartas e fotografias,
Gente que foi embora
A casa fica bem melhor assim.”
(Paralamas)
 
Ando pensando nas faxinas que tenho feito em vários aspectos da minha vida. Conceitos, valores, comportamentos, palavras, relacionamentos. Enfim tudo tem passado por um crivo, o definidor é aquilo que me trás paz interior, e estou deixando de lado muitos comportamentos que só tensionavam meu corpo e minha alma.
 
Sinto a casa vazia, gavetas se arrumando, amigos voltando, e outros partindo, no fim só vão ficar aquilo e aqueles que realmente se importam, porque nem todos sobrevivem as minhas mudanças. Lembro do que um amigo tipo “vinho velho”, me disse sobre isso: “teus amigos sempre vão estar onde você os deixou, e se não ficarem, é porque na verdade não eram tão amigos assim”. Vou deixando que se vá quem quer ir, e recebendo quem está voltando ou chegando agora. Tudo me vem como um presente diário, um redesign de cômodos.
 
Tem pesado muito para mim a medida da gentileza e da educação. Coisas próprias dos amam e se importam, pessoas leves, pessoas belas em si, que apesar de todas as histórias e feridas, sabem conviver sem as defesas dos espinhos.
 
E estes espinhos, como doem! Palavras ditas não voltam. Grosserias, indelicadezas, falta de zelo, de cuidado. Palavras são espinhos, comportamentos também, e todos temos os nossos, capazes de causar danos por vezes irreparáveis.
 
Uma amiga me disse esses dias o seguinte: “Por favor, não me decepcione também!” Eu ri, porque é uma coisa que não posso prometer. Pessoas são falhas, erram, machucam, a diferença está em reconhecer e saber voltar atrás. 
 
Quanto às palavras, tenho guardado para mim os meus tesouros. Deixando que tudo seja transformado antes que saia da minha boca, estou economizando o português. Aquilo que sai sem pensar acaba caindo no vazio, portanto hoje minha poesia é silencio e transformação.

Meus valores e conceitos estão se enraizando, e estou buscando viver a partir deles, rasgando a casca do ovo e deixando que se reflita em mim o que se constrói por dentro.

Ponto de partida

A partir do coração
Vamos vivendo
Neste ponto de partida
Aprendendo
Quem deste início sai
É inocente
Das ações imprudentes
E no pulsar do sangue
Quente
O ritmado passo
Sempre para frente

Dando um tempo

É preciso a saudade
Pra explicar
Por que gastamos tempo
Com alguém

Crescente

Aprume o dorso
Aprenda
E a si mesmo
Surpreenda
Com tantas facetas
Da nova renda
Tecida
No colo
De Deus
Encanto-me
Em nada fazer
Apenas
Ser...

Frase do Agora - Amor e ódio

"Se me odiar me odeie só por hoje"
Daniel Scardua

Feliz 2010

Então é 2011, mais um ano se foi. Que seja bem vindo o novo! Engraçado como esta data nos enche de novas esperanças de melhorias, de mudanças, de felicidade. Mas essas coisas são construídas por nós todos os dias, em cada atitude e escolha.
Fazendo uma breve reflexão sobre mim, vejo que muita coisa começou a mudar há mais ou menos uns sete meses, e encontro uma nova pessoa aqui, mais decidida, mais amiga, mais feliz e claro, mais bonita! =).
O ano novo me serviu para, ao me analisar, poder confirmar as transformações que via acontecendo todo dia, em companhia de amigos e família, fazendo minhas escolhas e amando, construindo, cuidando, enfim vivendo.
Reconstrui antigas amizades, que estava em cacos. Fiz novos amigos. Reencontrei pessoas que não falava a anos. Perdi 10kg. Mudei o guarda roupa todo. Redecorei o quarto, e meu interior também. Conheci pessoas novas, me apaixonei, sofri, chorei, ri muito também. Bebi com amigos, cuidei deles quando estavam bêbados, dancei e cansei de tanto dançar! Aprendi a dançar melhor, alguém me disse que, já que gostava tanto, precisava então melhorar, e fiz isso. Na soma de tudo que vivi em 2010 o saldo está dando positivo, e são poucos os arrependimentos, quase todos de coisas que deixei de fazer em nome da “honra”(meus amigos entenderão este jargão! hahha..).
Estou feliz e orgulhosa. Vi, vivi e venci minhas batalhas. Estou me tornado a pessoa que nasci pra ser. Das minhas fragilidades tenho encontrado armas para os perigos de todos os dias. Descobri que é no amor que estão as armas mais fortes.
A todos que viveram estas mudanças comigo, obrigada pela paciência. No meio do caminho houve muitas inconstâncias e dubiedades, mas passamos..  e vocês ficaram firmes e fortes! Obrigada mesmo! Amo vocês!
Feliz 2011!

Novo tudo


Que
toda transformação
aconteça
E da lagarta
se liberte
a borboleta


Frase do Agora - Amizade

É ser visto melhor do que se é.
Denise Landim